
Hadiley Sacramento e João Mota, jogadores portugueses de Goalball. Fotografia: ANDDVIS
O Goalball, modalidade desportiva paralímpica criada exclusivamente para pessoas cegas e com baixa visão, foi originalmente desenvolvido em 1946 por dois médicos, o austríaco Hanz Lorenzen e o alemão German Sepp Reindle, com o propósito de apoiar a reabilitação dos soldados que haviam perdido a visão na II Guerra Mundial.
O Goalball é jogado num campo indoor e as equipas têm três elementos cada.
O objectivo do jogo é marcar golos na baliza adversária, disposta a toda a largura do campo, lançando uma bola que pesa 1,250 Kg e que está equipada com um dispositivo sonoro que permite aos jogadores identificar a sua trajectória. É por essa razão que o silêncio durante o jogo é essencial, e é igualmente entendido como um sinal de respeito para com os atletas e todos os outros elementos participantes.
Em campo, todos os jogadores usam viseiras opacas, o que permite que atletas com diferentes graus de deficiência visual, participem em condições de igualdade.
O Goalball é um desporto singular, uma vez que é a única modalidade desenvolvida originalmente para atletas com deficiência (todas as outras modalidades são adaptações de desportos originalmente concebidos para pessoas sem deficiência).
Ao longo das décadas, o Goalball foi evoluindo até se tornar num desporto de competição. A sua apresentação oficial aconteceu em 1976, nos Jogos Paralímpicos de Verão de Montreal (Canadá). Seguiu-se o primeiro campeonato mundial de Goalball, em 1978, na Áustria, e dois anos mais tarde, em 1980, a modalidade passou a integrar oficialmente o movimento paralímpico.
O Goalball é uma modalidade mista desde 1984, ano em que atletas femininas, pela primeira vez, participaram oficialmente num jogo disputado em Nova Iorque.
Portugal deu os seus primeiros passos na prática do Goalball em 1992, e desde 2008 é dirigido pela ANDDVIS (Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Visual), em delegação da FPDD (Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência).