"Iniciação à atividade física e desportiva em crianças e jovens com deficiência visual"

10/01/2022

A ANDDVIS iniciou, este fim-de-semana, o ciclo formativo para 2022 com uma sessão exclusivamente online subordinada ao tema "Iniciação à atividade física e desportiva em crianças e jovens com deficiência visual".

A acção contou com a participação de mais de meia centena de pessoas, entre treinadores, atletas, professores de educação física e técnicos de gestão. Para além de Portugal, também houve participantes de Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Suíça, entre outros.

A formação foi conduzida pela especialista em desporto adaptado, Beatriz Bonfim, com a supervisão da Directora Técnica Nacional, Márcia Ferreira. Beatriz Bonfim irá desempenhar as funções de treinador-adjunto nas Selecções Nacionais de Goalball.

Esta primeira sessão começou por abordar o conceito de deficiência visual, seguida das estratégias a adoptar quando o trabalho envolve crianças. Quanto à parte desportiva, procedeu-se à apresentação das modalidades para atletas com deficiência visual. O objetivo foi o de possibilitar mais e melhores respostas no âmbito desportivo e de inclusão física escolar.

 

A próxima acção decorre dia 28 de Janeiro, focando no papel dos clubes na promoção de respostas desportivas para atletas com deficiência visual.