Continua a preparação com vista ao apuramento para o Europeu A da modalidade, a que se juntou outra formação, desta vez na área do planeamento multidisciplinar.
Decorreu entre 15 e 17 de Abril o segundo estágio de preparação da Selecção Nacional sénior masculina de Goalball, rumo ao Europeu A da modalidade. Num estágio de três dias, com vários treinos, palestras e atividades de equipa, a selecionadora nacional, Márcia Ferreira, focou três aspetos essenciais: força explosiva essencial à modalidade, resistência física e mental, sem os quais não são possíveis boas decisões e táticas de jogo.
“Num ambiente muito positivo e de boa disposição, mas de grande foco e responsabilidade, os atletas e equipa técnica terminaram o estágio com a sensação de dever cumprido e muito cansaço também! O trabalho foi duro, bem duro, mas sabemos bem que a sorte dá um trabalho enorme. Continuamos a trabalhar para que seja um por todos e todos por Portugal. Juntos rumo ao Sucesso!”, explicou Márcia Ferreira.
Planeamento multidisciplinar
Na semana anterior, o estágio formativo foi no âmbito do planeamento multidisciplinar das Seleções Nacionais tuteladas pela ANDDVIS.
A dinamizadora da sessão de trabalho foi a psicóloga das seleções nacionais, Dra. Sónia Karitsis, que de forma bastante interativa abordou o tema da inteligência emocional, algo fulcral no trabalho de equipa.
A identificação das emoções é o primeiro passo para uma maior consciencialização das mesmas, no sentido de promover emoções positivas e galvanizadoras da alta performance desportiva. Gerir emoções requer um grande auto-conhecimento e equilíbrio entre a razão e a emoção. Foram esses aspetos que se tentaram potenciar.
"Acreditamos que para aumentar o rendimento desportivo, é necessário aumentar o conhecimento dos atletas nas diferentes áreas do desenvolvimento, sendo o treino mental uma das nossas maiores apostas", remata Márcia Ferreira.
